Atenção à Lei 9.610/98!
Todos os textos literários deste site estão devidamente registrados em nome de Fabbio Cortez.

PÁGINA PRINCIPAL* Fabbio Cortez


Livros são esconderijos seguros contra as feras da ignorância.
Fabbio Cortez

  Bienal Internacional do Livro - Rio

ALGO SOBRE FABBIO CORTEZ

(Por R.M. Oliveira — MSc)

Da área de Letras, Fabbio é copidesque há quase três décadas. Durante anos, foi professor particular de língua portuguesa, auxiliando muitos alunos, com sua metodologia prática, a serem aprovados em concursos públicos etc. Atualmente, entretanto, não exerce mais a docência, devido mormente aos compromissos como copidesque e analista crítico de textos.

Para serviços profissionais, consulte os dois primeiros links à direita


__________________
FABBIO COMO AUTOR
Às vezes como hobby, em outras fases profissionalmente, Fabbio tem criações como contista e poeta. Também produz aforismos e microartigos, além de transitar, por passatempo, pela composição e pelo canto.
Tem alguns livros e opúsculos publicados, assim como traz o nome em antologias — umas obras em papel, outras eletrônicas; umas independentes, outras por pequenas editoras convencionais.
Hoje, atua de modo incógnito com criação de textos sob demanda para sites e outros meios de comunicação.


       "[A] poesia [de Fabbio Cortez] é um belo artesanato,
       que não enfeita apenas: questiona.
       Cativa, sem cativeiros. Prende a atenção do leitor,
       sem prendê-lo à rigidez de verdades absolutas
       e fórmulas fáceis."
       Leila Míccolis — escritora de livros, cinema,
       teatro e televisão



No que se refere a seus escritos, é mais propenso à arte literária alternativa e autônoma, não sendo muito afeito a gramatiquices e rotulações de estilo.

____________

SAIBA MAIS sobre Fabbio Cortez clicando nos links em azul à direita (Minibiografia; Obra e estilo literário; Fabbio e seu hobby musical; Notas e trechos de alguns de seus livros, opúsculos e antologias; Fotos; o pseudônimo Mecso etc.)


AUTOISOLAMENTO
(mas sem deixar a arte de lado)


Nos últimos tempos, por necessidade de uma vida mais introspectiva, Fabbio não tem participado de eventos literários ou musicais. Também tem preferido — meio na contramão do costume quase generalizado do mundo atual — estar afastado da maior parte das redes sociais virtuais.

Entretanto, vivendo e trabalhando alternadamente nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, continua a desenvolver suas obras em prosa, verso e som.
____________

O que penso (ou repenso),
como devem ser todas as filosofias,
é — obviamente —
mais uma despretensiosa filosofia.

Sou apenas uma criança cega
brincando de ver.

                Fabbio Cortez

Fabbio é um perseverante incentivador de cidadãos questionadores por meio da orientação e fomento à leitura abrangente, tendo exercido, há décadas, de forma reservada, intenso trabalho voluntário na alfabetização de adultos.


       A verdadeira democracia
       só pode subsistir, de fato,
       para o povo que lê de tudo
       e que, sobretudo,
       pensa sobre tudo.   (Fabbio)



                  ► CLIQUE AQUI PARA OUVIR E/OU LER
                  uns exemplos de MICROPOEMAS
                  CRÍTICOS URBANOS de Fabbio




* A lista completa de links foi disposta propositadamente apenas na PÁGINA PRINCIPAL para servir de base e você se localizar melhor no site.

Atenção à Lei 9.610/1998 — Lei de Direitos Autorais! CASO QUEIRA COPIAR ALGUM TRECHO, CITE A FONTE E A AUTORIA, conforme preconiza o Cap. IV, Art. 46 - III da referida Lei. Todo o material intelectual deste site está devidamente registrado em nome de Fabbio Cortez no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional — EDA.BN e/ou por outros meios.